Lamborghini SC18 é um modelo único para um cliente especial

O Lamborghini Aventador SVJ é um dos modelos mais radicais que alguma vez saíram da linha de montagem de Sant’Agata Bolognese, e prova disso é o facto de ter completado os mais de 20 quilómetros do Nürburgring em apenas 6 minutos e 44.97 segundos. Mas houve um cliente muito especial da marca do "touro" que não ficou totalmente satisfeito com o resultado e que pediu mais, muito mais, à Lamborghini!

Este cliente, que permanece anónimo, pediu à "Lambo" que lhe fizesse um modelo único que se assumisse como o derradeiro carro para "track days" mas que continuasse a estar homologado para circular em estrada. O resultado é o Lamborghini SC18 Alston, um "one-off" que tem por base o Aventador SVJ mas que foi desenhado e desenvolvido pela Squadra Corse da "Lambo", daí o "SC" no nome.

A base é a do Aventador SVJ, mas o desenho é muito mais agressivo. A carroçaria em fibra de carbono conta com um "look" radical inspirado nos Huracán GT3 e nos Huracán Trofeo EVO, sobretudo ao nível do "capot" e do pára-choques dianteiro. Já na traseira, a inspiração vem do Lamborghini Centenario, com destaque para a faixa de LEDs bastante finos e para o enorme difusor traseiro.

A imponente asa traseira acaba por ser um dos elementos mais fortes deste projecto, já que além de ajudar a vincar o carácter desportivo deste modelo pode ser ajustada em posições distintas para aumentar ou reduzir o apoio aerodinâmico em função dos gostos de cada um.

A alimentar este "monstro" está o mesmo motor V12 atmosférico do Aventador SVJ, que produz 770 cv de potência (às 8.500 rpm) e 720 Nm de binário máximo às 6.750 rpm. A fabricante de Sant’Agata Bolognese não revelou o peso final deste SC18, mas confirma que é muito mais leve do que um Aventador, já que toda a carroçaria é feita em fibra de carbono.

O resultado final impressiona, mas ainda há mais. É que como este cliente queria um carro de estrada que fosse um verdadeiro "monstro" em pista, a Lamborghini equipou este SC18 Alston com um sistema de telemetria semelhante aos que usa nos carros de competição e deixou-o com uma altura ao solo de apenas 109 mm. Mal podemos esperar para o ver am acção!

Em destaque